terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O poder ilusório do telespectador.

A sociedade atual está inserida num contexto onde a tecnologia invade a vida das pessoas diretamente, seja em casa, no trabalho, no shopping, na rua ou em qualquer outro lugar. A todo momento nos vemos vigiados e instrumentalizados por aparelhos tecnológicos. O homem não consegue viver sem esses meios avançados, pois ele se depara com tantas mudanças ocorridas. Um grande exemplo desta realidade são os meios de comunicação.
A grande mídia que trabalha com a venda de fantasias, diz a todo momento: " Você pode...você faz do seu jeito...você compra o que você quer...! ", nos dando uma idéia de que o poder está em nossas mãos, mas será que é isto o que acontece realmente? Observo que a mente humana se deixa levar pelas ofertas que a mídia oferece, deixando de certa forma, cegos e manipulados pelas vontades de seus idealizadores. Isso acontece rotineiramente nas novelas de Manoel Carlos e vai direto ao campo da propaganda (é certo que essa é a minha área, mas observe bem o meu ponto de vista). Um comercial interessante é o da Renner [assistam aqui o vídeo], onde o slogan diz: "Você tem seu estilo, a Renner tem todos!". Isto marca a falsa liberdade do indivíduo, onde a loja lhe vende um estilo, ou seja, apesar de favorecer uma suposta identidade do sujeito, este tem que estar enquadrado em um perfil de roupas, de crenças, de gostos culturais. Esse direito a escolha, seja da cor do carro, das roupas irá usar, ao até mesmo em ter a pasta de dente que protege a boca de 12 bactérias diferentes, isto transmite ao cliente/telespectador/consumidor a falsa idéia dele estar no comando de tudo o que lhe é necessário.
Outro grande instrumento dessa mídia massiva, são os programas de tv, nas quais vem utilizando o artifício de que essas pessoas pensam interagir no decorrer da história, como os famosos "reality shows". Neste caso, posso afirmar que há uma traição na idéia de que o telespectador está direcionando o final da história. Um exemplo real disso é o quadro do programa Domingão do Faustão conhecido como "Dança dos Famosos", onde o júri, a platéia e os telespectadores votam e o programa passa a imagem de que você decide quem irá ganhar a competição, sendo que o tempo todo está sendo direcionado pelos artifícios da edição, a votar em determinado casal, como acontece também em programas com "Big Brother Brasil" e "A Fazenda". Imagino que este comportamento humano é comparado da mesma forma que um pai concede a criança a escolha de um brinquedo na qual ela queira se divertir, focando no brinquedo mais adequado e transmitindo-lhe um poder ilusório, e assim, reafirmo que a mídia faz com que o homem tenha um comportamento infantil. O cúmulo disso tudo é o porquê as pessoas gastam seu tempo e dinheiro exercendo uma função de poder ilusória?

A mídia dita as regras, uma vez dita valores, moda, estilo. Assim, acredito que estamos destinado a perder a identidade ou a viver assumindo várias identidades impostas pelo sistema. Como podemos perceber, a TV é um meio de comunicação com enorme poder de manipulação das informações e de encaminhar os indivíduos a certos hábitos de consumo. A grande mídia com suas atividades e programações não permitem ao consumidor/expectador refletir, pois estando este, alienado.

A. Oliver

Nenhum comentário:

Postar um comentário