quinta-feira, 1 de julho de 2010

Início-Meio-Fim

Gostar de alguém é algo fácil, mas e num relacionamento é fácil lidar com o outro? Porque através da beleza de uma mulher, o homem a identifica como atraente, e pela postura de um homem, a mulher se apaixona facilmente? Afinal de contas, qual é o agente responsável pelo qual a pessoa se apaixona? Por coincidência, parece até perguntas de alguma matéria de periódicos, mas estes questionamentos me vieram à mente nos últimos dias através de observações feitas pela minha pessoa. Fico a imaginar que realmente, no início tudo são flores, mas que ao passar de certo período do relacionamento, os espinhos também aparecem. Não afirmo isto por decepções ou algo vivido não, mas este é um dos fatores que promovem para o final de uma história que, entre aspas, teria tudo para dar certo.
Mas voltando as questões do início dessa postagem, percebo que a atração de dois seres, parte do momento em que ambos despertam atenção do outro (óbvio isso), mas que em um relacionamento, o universo já muda, pois toda aquela atração que existia vai dando lugar a rotina e assim o que antes era um mar de rosas, com o tempo se torna algo comum e desgastante. Daí vem a questão: Como encontrar um par ideal?
Quem sou eu pra responder isto... E mesmo assim por mais que se realizem pesquisas, é difícil passar esta informação de forma precisa, mas tomando base de estudos realizados, há alguns indícios que possibilitam apontar uma maneira de se encontrar a pessoa ideal, mas saliento que isto são apenas fórmulas, não estou garantindo nada. Pois então, de acordo com estudos de matemáticos da Universidade de Genebra, foi feita uma análise com diversos casais e assim foi constatado que para que haja uma maior taxa de felicidade e menor risco de separação, seria necessário que a mulher seja cinco anos mais jovem e 27% mais inteligente do que o homem. Bem, analisando este fator, considero esse estudo algo dispendioso e relativo, pois seria necessário experimentar diversas relações até então encontrar a mulher dos sonhos, ou para elas, o príncipe encantado.
Mas tomando base essa análise, imaginemos só a seguinte situação em que seria necessário se relacionar com 100 pessoas durante a vida, até encontrar o par ideal. Além de ser algo meio sem sentido, é algo difícil de seguir a risca, mesmo tendo noção de que o seu par ideal seja encontrado na 38ª relação. Além disso, tenho em mente que esses estudos feitos pelos tais matemáticos são apenas fórmulas... E nós humanos não somos equações.
Outra tese seria a da atração. Muitas vezes nos apaixonamos ou apenas sentimos atração por aquela bela morena de cabelos longos e corpo violão, ou no caso das mulheres, aquele homem de barba feita e músculos a mostra e que em ambos faz aumentar a dopamina (hormônio ligado ao impulso da paixão e romance). Isto é algo que acontece rotineiramente em festas, baladas ou algo do tipo, mas de acordo com análises realizadas, o homem ao observar uma mulher, dá mais valor à beleza, sensualidade e juventude, que de fato, é o que chama mais atenção no sexo feminino. Já as mulheres estão mais preocupadas com o nível socioeconômico do rapaz, e pode ter certeza que isto inclui dinheiro sim, senhor. Apesar deste fator (dinheiro R$), o homem leva certa vantagem pelo fato da mulher não olhar se o cara é bonito (pode acreditar!).
Afirmo isto, pois para a mulher, a beleza não é o principal. É importante sim, mas não é um objetivo em si, pois este apenas é um instrumento na qual a mulher utiliza para conhecer mais o homem, se ligaram? Nesse ponto de vista, podemos então descobrir o porquê que vemos cada “criatura” com um mulherão do lado, ou seja, um pouquinho de feiúra pode até ajudar e muito em uma relação. Dando alusão a estas afirmações e teses, podemos concluir que quando a mulher é linda e o homem apenas “razoável”, o casal se comporta de forma mais positiva, havendo então, harmonia e companheirismo, lembrando que isto acontece pelo simples fato de o homem receber algo que valoriza muito na mulher (a beleza), e a partir daí, dá duro para manter este relacionamento.
Portanto, ficamos altamente motivados em uma relação e os hormônios começam a criar mecanismos que alimentarão a paixão que acontece neste convívio. Lembro aqui que, em uma relação é necessário conhecermos e correspondermos aos conceitos da pessoa que criamos em nossa mente e na qual iremos nos apaixonar, e este conceito é criado ao longo do nosso crescimento. Além disso, devemos estar preparados a encarar a personalidade deste outro, e um fator relevante é que não devemos nos esquecer de controlar o Monstro dos Olhos Verdes, segundo Shakespeare, conhecido como ciúmes, mas este já assunto para outro papo...

A.Oliver

Um comentário:

  1. tbm acho que nós humanos não somos equações! ..

    bem, cada mulher pensa de uma forma: enquanto minha amiga acha liiiindo aqueles meninos de cabelo lisinho (chapinha!), eu já prefiro os barbados e não mto bonitos.. acho que beleza não conta p/ me atrair, tem que ter o algo a mais, porq beleza por beleza um dia enjoa (como em um texti meu!), e se a pessoa não tiver nada a mais, o encanto acaba :D

    ResponderExcluir